quinta-feira, 26 de abril de 2012

Existe hipótese de controle de constitucionalidade judicial preventivo no Brasil?


Adentrando o espinhoso tema do controle de Constitucionalidade, devemos primeiramente elucidar algumas noções básicas, quais sejam:
Quanto à natureza do órgão, o controle pode ser judicial ou político (não-judicial). Exemplo de controle político pode ser encontrado na França, onde a tarefa da fiscalização cabe ao Conseil Constitutionnel. No Brasil predomina o controle jurisdicional, efetuado pelo poder judiciário.
Quanto ao momento do exercício, nos deparamos com o controle preventivo e o repressivo. Este se configura quando exercido após a vigência da norma. Aquele, efetuado antes da vigência da norma.
Por regra, o Brasil adota o controle judicial repressivo. Ou seja, os juízes e tribunais fiscalizam a conformidade da lei à constituição após a vigência destas.
 Não obstante, claro exemplo de controle político preventivo é o desenvolvido pelas Comissões de Constituição e Justiça do Congresso Nacional. Estas avaliam o projeto de lei emitindo parecer terminativo sobre a constitucionalidade do dispositivo.
Feita esta breve digressão, voltemos à pergunta: existe hipótese de controle JUDICIAL PREVENTIVO no direito brasileiro?
SIM! Suponha que o Congresso resolva deliberar projeto de emenda constitucional que vise retirar do empregado o direito de receber remuneração, no mínimo, 50% superior à normal por trabalhar horas extras (art. 7, XVI, CF). Indignado com tal projeto, o Ilmo. Deputado Federal Tiririca pode ajuizar, junto ao STF, Mandado de Segurança contra ato da mesa do Congresso que admitiu a DELIBERAÇÃO do projeto, posto que se trata de uma violação frontal ao artigo 60, §4º, IV, CF.

Abraços!
Prof. Berto Igor

Um comentário:

  1. A eficácia desta prerrogativa legal só é barrada na enorme competência dos deputados e senadores que elegemos, que em sua maioria, não tem interesse ou capacidade como o exemplo dado. Entretanto na França, existe um orgão politico que efetivamente cumpre seu papel, pois é um pais de maior consciência politica berço de uma das maiores revoluções existentes onde cabeças foram cortadas em nome da democracia, ou seja, igualdade, liberdade e fraternidade. Viva Jean-Jacques Rousseau!

    ResponderExcluir