domingo, 4 de março de 2012

O instituto da desapropriação na visão do STF: uma análise panorâmica. Parte 1: apresentação.

O instituto da desapropriação na visão do STF: uma análise panorâmica.

Parte 1: apresentação.

Boa tarde caros leitores e queridos alunos,

É com muito prazer e expectativa que iniciamos juntos essa nova etapa. Trabalharemos com vocês as disciplinas referentes a Direito Tributário e Direito Administrativo. Nessa apresentação vamos trazer algumas impressões sobre o nosso desafio.

O estudo para o exame de ordem exige muito foco, disciplina e autocontrole.

Foco é necessário porque o conteúdo programático previsto para a prova é simplesmente gigantesco. Não nos iludamos. E isso precisa ser levado em consideração no momento da escolha de um plano de estudo.

Disciplina é necessária porque sem disciplina nada ou muito pouco se faz. E nada ou muito pouco passa  muito, mas muito longe de uma inscrição nos quadros da Ordem do Advogados do Brasil. Lembrem-se sempre disso.

Autocontrole é muito importante porque o Exame de Ordem é difícil mas não é um desafio que beire o intransponível: o assunto é enorme? Sim. Mas a prova não deixa de ser uma prova de FUNDAMENTOS.  

Preparem-se para um encontro com uma prova extremamente abrangente mas que não cobra as mais ínfimas filigranas de um artigo pouco estudado ou uma doutrina extremamente elaborada de aceitação minoritária.

A prova da FGV (o CESPE também adotava essa linha) cobra fundamentos e exige que você consiga enxergar esses fundamentos em casos práticos de solução não muito complexa. A FGV tem se preocupado em ilustrar as questões com vários casos práticos. Mas nenhuma das soluções deixa de ter embasamento legal em leis muito estudadas ou em jurisprudências já consolidadas. Em suma: os casos práticos da prova objetiva da OAB são de simples resolução quando se tem um conhecimento razoável da legislação pertinente.

Nos propomos aqui a sermos orientadores, norteadores do estudo de vocês. O trabalho é nosso - docentes e discentes. O mérito e a aprovação são de vocês, amigos.

Estudem. Apesar de ajuda e orientação serem fundamentais - por isso aqui estamos - comprometimento é o outro termo indispensável da equação. Juntos conseguiremos. Separados nossas chances caem. Por isso contem conosco.

Vamos ao trabalho!

Prof. Ennio Cavalcante e Equipe Aprova OAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário